domingo, 15 de julho de 2012


De onde vem a Festa Junina?
A Festa Joanina - de São João ou Festa Junina, como passou  a ser chamada no Brasil - por ser celebrada no mês de junho-  é uma herança europeia de festejos  para celebração da chegada do verão. No Nordeste do Brasil, a festa junina é uma tradição festiva que se mantém ano após ano e, seguindo a tradição portuguesa, foi incorporada no nosso calendário como forma de agradecer a São João e a São Pedro pelas chuvas nas lavouras e colheitas. Junho é uma época propícia à colheita de milho, por isso que comidas típicas como: canjica, pamonha, mingau de milho, bolo de milho, entre outros, sempre fizeram parte da culinária festiva.
Três santos católicos são homenageados pela igreja Católica no mês de junho e  celebrados nas festas juninas, são eles: Santo Antônio- o santo casamenteiro;  São João- o Santo protetor dos casados e enfermos, e São Pedro- o Santo protetor dos pescadores e das viúvas.
Muitas religiões do mundo consideram especiais as pessoas que levam uma vida de virtude quase perfeita, a Igreja Católica as denomina de Santas. São João Batista, assim como Santo Antônio e São Pedro foram considerados Santos pelo catolicismo. São João foi um dos Apóstolos de Jesus e considerado um profeta do século I;  O ritual de batismo se consagrou através dele. Falando sobre São João, reza a lenda que a sua mãe quando estava grávida, havia combinado com uma prima que quando desse a luz, ela acenderia uma fogueira num monte   para enviar um sinal de fumaça indicando sobre o nascimento de João. Naquela época não havia telefone, não existia meios de transporte e as pessoas moravam distantes umas das outras.  No dia 24 de junho nasceu João, filho de Isabel e sobrinho de Maria (mãe de Jesus!) e como combinado, a sua mãe acendeu um fogueira num monte para avisar sobre o seu nascimento.
Rituais dos festejos juninos:
Os balões lançados no período das festas juninas simbolizavam um aviso de início dos festejos para a comunidade. Já os fogos de artifício, eram utilizados como forma de “despertar” São João.
A fogueira, além de trazer a simbolismo do sinal dado pelo nascimento de São João, também já era um legado das culturas Greco romana e Celta que praticavam cerimônias em volta de fogueiras para agradecer aos Deuses pelas boas colheitas.
A Dança também fazia parte da celebração de agradecimento pela colheita. Na festa Junina brasileira, entretanto, a dança típica incorporada foi a “Quadrilha”, que teve  forte influência da cultura francesa - com coreografias , passos e marcações inspirados na nobreza europeia - Inclusive, palavras proferidas nas apresentações das Quadrilhas como: Anarriê, ampassã, tour , etc. são também de origem francesa.
As imagens dos três santos homenageados no mês de junho eram pregadas em bandeira coloridas e imersas em água num ritual de “lavagem” dos santos e purificação das pessoas  durante as missas e romarias. Posteriormente, essas bandeiras com imagem dos santos foram substituídas por bandeirolas coloridas, mantendo o significado de purificação e utilizadas como decoração do “arraial” (local da festa junina).
As roupas caipiras da Festa Junina fazem referência ao povo campestre.
O Casamento na roça faz menção ao Santo Casamenteiro, Santo Antônio, um dos santos homenageados no mês de junho.
A música típica da festa junina, o forró, teve forte influência de instrumentos como a sanfona e o triângulo, herdados da música popular folclórica portuguesa.
No nordeste do Brasil alguns locais cultivam ainda a tradição junina dos ”festeiros” saírem andando em grupos, visitando as casas da vizinhança (onde sejam bem recebidos), levando alegria. Os donos das casas, em contrapartida, mantêm uma mesa farta de bebidas e comidas típicas para servir os grupos. Esse era um costume que visava integração entre as pessoas da comunidade. Nos dias de hoje, as pessoas se reúnem nas praças ao redor de palcos onde celebram a festa junina ao som do forró, estilo que tradicionalmente prevalece.


terça-feira, 19 de junho de 2012

“Um Grande Homem”

Recebi um texto supostamente escrito por Arnaldo Jabor que contava uma conversa do seu pai  com sua irmã ( e ele escutava escondido o diálogo dos dois).A irmã chorava por causa de uma desilusão amorosa e o pai ao vê-la chorando, a aconselhava a se apaixonar por um GRANDE HOMEM, para dali em diante ela não mais sofrer de amor. Tempos mais tarde, Jabor (supostamente) escreve  esse texto descrevendo os tais conselhos de seu pai para sua irmã naquela conversa:


"Não se apaixone por um homem que só fale de si mesmo, de seus problemas,sem preocupar-se com você... Enamore-se de um homem que se interesse por você, que conheça suas forças, suas ilusões, suas tristezas e que a ajude a superá-las;
Não creia nas palavras de um homem quando seus atos dizem o oposto;
Afaste de sua vida um homem que não constrói com você um mundo melhor;
Ele jamais sairá do seu lado, pois você é a sua fonte de energia;
Foge de um homem enfermo espiritual e emocionalmente, é como um câncer - matará tudo o que há em você (emocional, mental, física, social e economicamente);

Não dê atenção a um homem que não seja capaz de expressar seus sentimentos, que não queira lhe dar amor;

Não se agarre a um homem que não seja capaz de reconhecer sua beleza interior e exterior e suas qualidades morais;


Não deixe entrar em sua vida um homem a quem tenha que adivinhar o que quer, porque não é capaz de se expressar abertamente;
Não se enamore de um homem que ao conhecê-lo, sua vida tenha se transformado em um problema a resolver e não em algo para desfrutar;
Não se apaixone por um homem que demonstre frieza, insensibilidade, falta de atenção com você, corra léguas dele;
Não creia em um homem que tenha carências afetivas de infância e que trata de preenchê-las com a infidelidade, culpando-a, quando o problema não está em você, e sim nele, porque não sabe o que quer da vida, nem quais são suas prioridades;
Por que querer um homem que a abandonará se você não for como ele pretendia, ou se já não é mais útil?
Por que querer um homem que a trocará por um cabelo ou uma cor de pele diferente, ou por uns olhos claros, ou por um corpo mais esbelto?
 Por que querer um homem que não saiba admirar a beleza que há em você, a verdadeira beleza… a do coração?"
Vamos recapitular, Meninas! Precisamos nos apaixonar por um GRANDE HOMEM que tenha as seguintes qualidades: Que seja atencioso, sensível, seguro do que quer, emocionalmente estável, fiel, espiritualizado, bem resolvido com seus traumas, caloroso, que traga soluções para as nossas vidas (e JAMAIS problemas), que seja extrovertido, que fale sobre o que pensa e sente, que esteja de fato presente nas nossas  alegrias e tristezas, que se preocupe com nossas necessidades e vontades e que (na prática) seja coerente sobre o diz e faz.
Eu adorei os conselhos desse pai zeloso, mas aí me lembrei que ele esqueceu de um precioso detalhe: Onde encontrar um GRANDE HOMEM com todas essas qualidades??? Porque talvez no tempo dele isso fosse muito mais simples...
Ultimamente eu estou sempre atenta às notícias sobre descobertas em outros planetas, porque fico na esperança que talvez lá possam existir esses tais Grandes Homens... talvez com a cor mais esverdeada,não muito atraentes... Mas, com tantas qualidades assim quem iria ligar para aparência, né?

sábado, 26 de maio de 2012


Pregação ou Pagação?
Estava atravessando a passarela outro dia, e em meio ao grande fluxo de pessoas que  transitavam apressadamente, eu me esbarrei  numa mulher que recitava em altíssimo som versículos da bíblia (às 7hrs da manhã em plena passarela!). Ela parecia estar numa espécie de transe, e se denominava um soldado de Deus  na luta pela salvação. Algumas pessoas riam, outras desviavam, algumas xingavam, e eu saí dali pensando sobre religião...  Discutir religião e futebol é sempre polêmico, mas,  me arrisco aqui a um breve desabafo. (que me perdoem os que discordarem  do meu ponto de vista!).
Esse episódio que presenciei, e que se torna cada vez mais corriqueiro para quem transita pelas ruas de grandes cidades reflete um fanatismo desmedido,  alimentado pelas religiões que comercializam a fé  através da promessa  de levar soluções milagrosas para  todos os problemas da vida  (e da morte). Sem um mínimo de questionamento, pessoas aceitam regras absurdas impostas por personalidades que se dizem líderes religiosos, tudo em nome de Deus e da boa moral. São milhares de pessoas que passam horas em templos estudando “as palavras de Deus”, e que vão para suas casas, locais de trabalho muitas vezes sem sequer conseguirem colocar em prática ensinamentos básicos trazidos por Cristo como a compaixão, o respeito e amor ao próximo.
Aquela  pobre criatura ( ao meu ver) que  parecia estar no limite da sanidade, é o retrato da falta de bom senso de  instituições religiosas ( salvo exceções)  que formam robôs, em vez  de contribuir para o desenvolvimento de pessoas no caminho da consciência, no estímulo do amor e alcance da paz interior . Entretanto, se o objetivo destas instituições é  formar soldados da fé  na guerra pelo dízimo de cada dia, acredito que eles estejam no caminho certo.
 São  grandes massas  que ingressam em religiões, e  passam a seguir líderes  que alimentam preconceitos, que  aprisionam em vez de libertar, que alienam em vez de esclarecer, que  manipulam em vez de guiar. Será que Nietzsche estava realmente louco quando questionou o mundo sobre o verdadeiro propósito das religiões – afirmando  que o verdadeiro Evangelho morreu com Cristo na Cruz e que as religiões foram  instituídas como forma de controle e manipulação das massas? – Seguindo o raciocínio de Nietzsche, os governantes viram que Jesus  tinha o poder de mobilizar multidões  através dos seus  discursos  espirituais, e enxergaram ali uma grande oportunidade . Depois que Jesus foi crucificado, líderes políticos da época utilizaram a sua influência (de enviado filho de Deus) para manter o controle sob o povo, e o cristianismo foi instaurado. Com a religião, vieram as escrituras sagradas instituindo regras morais que disseminavam o medo, e traduziam um sistema de punição diante de Deus e da igreja  para os “pecadores” que as  infringissem. Certamente Jesus não  aprovaria a Guerra Santa,  nem  obrigaria índios que viviam em paz nas suas tribos a se converterem  ao cristianismo para  somente assim  serem considerados filhos de Deus,  e serem aceitos na sociedade.
Vemos claramente condutas duvidosas de  líderes religiosos que  vivem suas vidas  longe de conceitos  pautados  no verdadeiro legado espiritual de  Cristo ( e outros “iluminados” que pela terra passaram, como Buda, por exemplo). Eu vejo uma grande semelhança entre esses ditos líderes religiosos  e  líderes políticos em campanhas eleitorais: Luta pelo poder; Falsa moral ;Promessas incapazes de serem cumpridas; Utilização de verba  alheia em benefício próprio ;  Disputa acirrada para conquista de  fiéis ; Propaganda;  Manipulação através de veículos de comunicação;  Grandes  eventos  institucionais.
O quero dizer  com tudo isso é que cada um tem seu direito de escolha. Há os que buscam por religião, há os optam por trilhar o caminho do crescimento espiritual consciente.  Cabe a nós respeitarmos o direito de cada um na sua busca, seja ela qual for.  Imaginem se  todos  resolvessem  fazer pregação nas ruas? Para mim, seguir o legado de Cristo vai muito além de recitar versículos da bíblia e parecer um homem de boa moral para sociedade, significa, antes de tudo, se auto transformar e colocar em prática os seus ensinamentos: sendo compassivo,  buscando a  paz interior, desenvolvendo amorosidade e o perdão, aceitando as diferenças e reconhecendo que todos somos um. Se olharmos por esse lado, enxergaremos que  a pregação não passa de uma  verdadeira “pagação”, porque para seguir um caminho espiritual é necessário se auto-transformar, e esse é um trabalho muito mais individual que coletivo.  Antes de querer melhorar o outro, precisamos primeiramente nos  melhorar!  Se bem  lembrarmos, Jesus não levantou templos, não instituiu regras, não fundou religião alguma!  Ao contrário disso, trouxe ensinamentos através de suas experiências. Portanto, vamos nos focar na nossa própria experiência  e deixar  que outro siga na sua própria busca, ou permaneça onde está  caso queira. 
Não esqueçamos que na busca espiritual o diálogo deve ser com o nosso próprio eu. A oração, deve ser para dentro de si e não para fora!  Causar poluição sonora, invadir a quietude e o direito de escolha do outro em locais públicos, bater de porta em porta para levar a palavra de Deus  não tem nada de divino. Divino é resgatar a nossa essência divina, é sermos a mudança que  queremos para o mundo, é respeitarmos o direito e o espaço do próximo.



terça-feira, 27 de março de 2012

BATIZADO DE BONECA


Outro dia estava relembrando da minha infância e de como era bom ser criança! De todas as brincadeiras divertidas, e em especial de um inesquecível BATIZADO DE BONECA. Os Batizados de bonecas eram festinhas que socializavam, causavam um reboliço na rua e reunia toda a  turma de meninas ( meninas de 7, 8, 10 , 12  anos). Nesse Batizado de Boneca, até traje especial foi criado! Lembro-me até hoje da blusa e saia rodada com detalhes de fitas coloridas que eu e todas as meninas usávamos naquele dia especial... Isso sem contar no verdadeiro “desfile” de bonecas lindas que tínhamos o prazer de ver!
Ao lembrar com muito saudosismo de momentos como esse, me dou conta de que as brincadeiras de criança têm se perdido no tempo. As crianças estão vivendo cada vez menos como crianças, e isso é uma triste realidade. São crianças que passam os finais de semana em frente a telas de computadores, que em vez de bonecas preferem colecionar sandálias altas da moda, estojos de maquiagem e esmaltes, que são educadas pelas creches, que se alimentam de fast food e trocam os desenhos animados por novelas. Crianças que crescem sem  brincar de roda, que  curtem muito pouco as cantigas infantis, mas que desde muito cedo já aprendem a dançar sensualmente na boquinha da garrafa; que vão chegando à pré-adolescência sem  conhecerem quase nada da literatura infantil, nem dos divertidos personagens das revistinhas em quadrinhos, mas, que dariam tudo para ter a biografia do ídolo Justin Bieber! Que pena que milhares de crianças já não brincam mais de amarelinha, de baleô, e até acham um saco pular corda, brincar de elástico e de esconde-esconde. Crianças que não correm pela rua descalças, que não brincam na chuva, não fazem travessuras de criança e se comportam como adultos. Meninos que crescem sem jogar bolas de gude, sem empinar pipas!
O que esperaremos desta geração? Crianças que vivem num mundo excessivamente virtual e individualista, e que cada vez menos sentem o sabor do mágico mundo infantil da inocência, das trocas de experiências que preenchiam de felicidade a infância de tantas outras gerações...
(E a propósito, ainda existe Batizado de Boneca?)

sexta-feira, 9 de março de 2012

MANUAL DE SOBREVÊNCIA DAS MULHERES SOLTEIRAS

A insatisfação feminina em relação à falta de homens no mercado torna-se cada vez mais  grave. São milhares de mulheres das mais variadas faixas etárias, classes sociais, de diferentes localidades deste Brasil afora que se encontram solteiras e em busca de um relacionamento sério.
Diante deste cenário fui colher informações com o público feminino sobre como sobreviver a essa crise, e essas informações se transformaram neste pequeno manual que reúne um apanhado de dicas comportamentais “modernas”,  para mulheres que estejam dispostas a tudo para sair da solteirice.  Não fiquem chocadas com o que irão encontrar no decorrer dessa leitura, pois, isso é puro reflexo da realidade que vivemos hoje!
É claro que tive a curiosidade de atestar essas dicas com o público masculino, e pasmem, a maioria deles admitiu que muitas delas realmente funcionam!
MANUAL DE SOBRIVÊNCIA DAS MULHERES SOLTEIRAS - DICAS PARA SAIR DA SOLTEIRICE!
1.       Na hora do flerte, jamais o aborde. Deixe que ele venha até você.

2.       Se faça de difícil, mesmo que esteja caidinha por ele; Não peça o telefone dele, deixe que ele peça o seu.

3.       Espere que ele mantenha o primeiro contato. Tente postergar ao máximo os encontros seguintes, não se mostre disponível.

4.       Demonstre que ele está em último plano na sua vida, e sempre deixe isso claro! Eles adoram ser desdenhados!

5.       Mulher à moda antiga ficou no passado, seja ousada! Quando estiverem juntos seja a mais meiga das mulheres, e também a mais sexy. O cubra de carícias e carinhos e não se acanhe se estiver em local público.

6.      Deixe para ser elegante nas reuniões de trabalho e eventos de família! A partir de agora você vai ter que renovar seu visual, ousar e ABUSAR. O conceito sensual mudou para SEXUAL, portanto, deixe o puritanismo de lado e tente se adequar ao short-calcinha; à saia- abajur; às bochechas bem marcadas com blush rosa, decotes avassaladores, cores  berrantes, estampas imitando pele de animal (oncinha, zebrinha, cobra) babados, adereços chamativos.  Chamar atenção é fundamental!

7.       Se não souber remexer até embaixo e arrochar, trate de contratar urgente um bom professor e aprender rapidinho! Ele vai se apaixonar ao ver você quebrando, e arrochando até embaixo!
8.       Não demonstre que é inteligente, independente e gente boa, afinal de contas, se a maioria dos homens gostasse realmente destes atributos, não haveria tanta mulher inteligente e independente na solteirice.  Deixe o cérebro de lado e vá malhar o corpo, mas malhe bastante! Se você estiver gostosa e sensual, já tem 90% do caminho andado para fisgar o “Bofe”!

 9.     Não o elogie, em vez disso elogie seu irmão, seu primo, seu colega de trabalho, seu vizinho, os artistas da novela das 8! Ele vai  ficar intrigado!

10.   De vez em quando não atenda as suas  ligações, e suma por uns dias.

11.   Quando sentir que ele está entrando no seu jogo, já demonstre que é A Mulher dele! Arrume um apelido bem amoroso para chamá-lo, ex: “MÔ”, “Minha Vida”, “Meu Tudo”, “Neném”. Mesmo que ele não retribua o apelido no início, ainda assim, intimamente ele vai se achar O CARA!

12.   Não faça  nenhum esforço para ser compreensiva com os problemas dele.

13.   Assim como ele mantem a vida social com os amigos, não abra mão da sua vida social também. Enquanto ele vai para a bola, vá para um Happy Hour com suas amigas e mesmo que não vá, o faça acreditar que você foi. Quando for, saia bem sensual, vá para um lugar bem badalado e peça para ele ir te buscar. Quando estiver indo encontra-lo passe pelo maior número de homens possíveis, ande devagar exibindo toda sua beleza e finja que nem percebeu os galanteios alheios.

14.   Faça dele seu motorista, não divida contas( deixe ele pagar tudo)  e “conte miséria”: Faça papel de vítima, se mostre fragilizada, precisando de ajuda, de recursos... O  que “as pesquisas” mostram é que eles preferem as Mulheres Problemáticas!

15.   Fale dos problemas da sua família, peça ajuda a ele!

16.  Deixe-o achar que você é burra, que não entende nada de nada, modere seu vocabulário rebuscado, fale gírias, e não comente dos livros existenciais que está lendo. Eles adoram quando sentem que são mais inteligentes, que são requisitados e imprescindíveis na vida da mulher. Uma dica importante: Encha o saco dele de vez quando, ligando várias vezes no dia para pedir sua ajuda para fazer coisas  básicas do seu dia a dia, como: Te ajudar a fazer um trabalho da faculdade , pagar suas contas no banco, comprar um remédio na farmácia, pegar sua mãe no mercado, dar comida ao seu animal de estimação  que você “esqueceu” , sair para procurar aquele esmalte pink especial igual ao da sua amiga, que é TÃO IMPORTANTE PARA VOCÊ USAR NO FIM DE SEMANA COM A SUA BLUSA NOVA  DA MESMA COR !

17.   Crie uma oportunidade para ir para a casa dele o quanto antes, e toda vez que for, esqueça pertences pessoais. Já vá deixando uma roupa de dormir, a escova de dente para marcar o território. Faça das visitas na casa dele uma constante. Mas não banque a dona de casa... Finja que não vê as coisas erradas, não lave os pratos para não estragar as suas belas unhas, não faça jantarzinho! Afinal de contas, ele pode te levar para os melhores restaurantes da cidade!

18.   Tenha sangue de barata! Finja não vê-lo olhando para o traseiro de todas as mulheres que passam; Quando ele receber telefonemas suspeitos, finja que não está compreendendo, se faça de idiota. Mas, caso se depare com uma situação concreta onde uma “Piriguete” o aborda descaradamente, saia do salto e faça um verdadeiro BARRACO, uma cena de novela mexicana! Nessas situações eles se sentem o máximo!( Ser discreta  e educada é sinônimo de ser besta, mole, permissiva!).

19.   Demonstre personalidade em todas as situações, deixe-o achar que esta no controle, e aja com sentimentalismo para convencê-lo a acatar a SUA decisão. Quanto maior for o gênio forte dele, maior deverá ser seu esforço de fazer dramas! Faça chantagem emocional: Chore, esperneei, até finja que está passando mal! Aja como uma adolescente mimada! (Dizem que até os mais brutos ficam mansinhos com este método!) Se for difícil desenvolver esse lado dramático, procure um curso intensivo de teatro que poderá valer muito à pena!

20.  Não demonstre romantismo, não dê presentinhos. Ao invés disso, mantenha seu estoque de lingerie e fantasias eróticas o mais diversificado possível e não dê descanso a ele!

21.   Cobre a atenção dele, mas não lhe dê atenção.

22.  Seja simpática com os amigos dele. Quando for conhecê-los use uma roupa bem sexy, mostre toda a sua sensualidade e beleza para que os amigos dele a aprove, inclusive, a deseje!  E ele ficará ORGULHOSO de ter você ao lado dele! Mas, quando for conhecer os parentes dele, demonstre total atenção, zelo e afeto a tudo que diz respeito à vida dele. Lembre-se: A família e os amigos são ótimos formadores de opinião.

23.    Não demonstre jamais que ele é um cara para casar, deixe que ELE chegue à conclusão de que você é a Mulher da vida dele!

24.   Seguindo esses conselhos acredito que você terá sucesso e rapidamente abandonará a vida de solteira! Caso não tenha sorte... Bem, te aconselho a partir para outra... É certo que você terá nas mãos o poder de  forçar a barra  e até ganhar a batalha utilizando outros métodos femininos, mas, tente não cair em tentação lembrando que você é uma mulher genuinamente inteligente  e sabe que decisões radicais podem custar muito caro....OU NÃO!!!!

A BOA NOTÍCIA É QUE AS MULHERES AINDA ACREDITAM QUE EXISTA UMA ÍNFIMA PORCENTAGEM DE HOMENS ESPECIAIS QUE FOGEM À REGRA DESTE MANUAL, COMO QUASE SEMPRE,  TODA REGRA TEM EXCEÇÃO!