terça-feira, 27 de março de 2012

BATIZADO DE BONECA


Outro dia estava relembrando da minha infância e de como era bom ser criança! De todas as brincadeiras divertidas, e em especial de um inesquecível BATIZADO DE BONECA. Os Batizados de bonecas eram festinhas que socializavam, causavam um reboliço na rua e reunia toda a  turma de meninas ( meninas de 7, 8, 10 , 12  anos). Nesse Batizado de Boneca, até traje especial foi criado! Lembro-me até hoje da blusa e saia rodada com detalhes de fitas coloridas que eu e todas as meninas usávamos naquele dia especial... Isso sem contar no verdadeiro “desfile” de bonecas lindas que tínhamos o prazer de ver!
Ao lembrar com muito saudosismo de momentos como esse, me dou conta de que as brincadeiras de criança têm se perdido no tempo. As crianças estão vivendo cada vez menos como crianças, e isso é uma triste realidade. São crianças que passam os finais de semana em frente a telas de computadores, que em vez de bonecas preferem colecionar sandálias altas da moda, estojos de maquiagem e esmaltes, que são educadas pelas creches, que se alimentam de fast food e trocam os desenhos animados por novelas. Crianças que crescem sem  brincar de roda, que  curtem muito pouco as cantigas infantis, mas que desde muito cedo já aprendem a dançar sensualmente na boquinha da garrafa; que vão chegando à pré-adolescência sem  conhecerem quase nada da literatura infantil, nem dos divertidos personagens das revistinhas em quadrinhos, mas, que dariam tudo para ter a biografia do ídolo Justin Bieber! Que pena que milhares de crianças já não brincam mais de amarelinha, de baleô, e até acham um saco pular corda, brincar de elástico e de esconde-esconde. Crianças que não correm pela rua descalças, que não brincam na chuva, não fazem travessuras de criança e se comportam como adultos. Meninos que crescem sem jogar bolas de gude, sem empinar pipas!
O que esperaremos desta geração? Crianças que vivem num mundo excessivamente virtual e individualista, e que cada vez menos sentem o sabor do mágico mundo infantil da inocência, das trocas de experiências que preenchiam de felicidade a infância de tantas outras gerações...
(E a propósito, ainda existe Batizado de Boneca?)

3 comentários:

  1. Você é uma figuraça!

    Quanto ao questionamento de que "existe Batizado de Boneca?", infelizmente não sei dizer nem se isso existe!
    Nunca Brinquei com "bonecas", nem mesmo depois de grande

    ResponderExcluir
  2. Como seria um Batizado de bonecas hoje? Via internet? Escolhendo as bonecas... Vamos fazer um! Nós mesmas seremos as bonecas! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Estou feliz que algumas pessoas ainda guardem na lembrança esse saudosismo saudável.Me lembro como se fosse ontem de nossas brincadeiras... e não somente os "batizados de bonecas mas também os aniversários, desfiles e piquiniques no quintal.E ainda hoje faço questão que minha filha de apenas sete anos reviva isso,incentivo e até reuno as amigas para que curtam momentos como estes.Valeu pela lembrança!bjos

    ResponderExcluir