quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Melhor do Pior!

Estava eu um desses dias “P. DA VIDA” por estar num ponto de ônibus lotaaaaado, esperando um BUSU que nunca chegava. Esse é um dos momentos que penso o quanto devo ter de pecados para pagar... Porque como se não bastasse esperar durante intermináveis minutos - atrasada para um compromisso - ainda teria que encarar um BUSU LOTADO! Como é que o pobre consegue ser feliz, gente? Diante de um momento de muitas reflexões, aborrecida, por estar passando por tal situação, tento tirar proveito da situação buscando o lado positivo  (se é que podemos pensar que  exista !). E foi então que pus em prática todos os meus aprendizados e técnicas meditativas para tentar relaxar me concentrando apenas naquele momento o presente , observando todo aquele contexto. E, de repente, me dei conta de que o ônibus é um laboratório de sociologia da maior qualidade: As tendências da moda, da música, da cultura, da arte, da psicologia, da indústria farmacêutica, da política, da tecnologia, das notícias...estão todas ali ! E Eu fiquei encantada com essa descoberta! - De repente me deparei com os “ rits do momento” , que tocava naqueles celulares “ching ling” de 4 chips de ú-l-t-i-m-a geração! (Será que eles acham que todos têm o mesmo gosto musical? Porque não usam fones de ouvido?); Você se depara também com as tendências das cores e modelitos da moda (ainda que não tenham assinatura das melhores grifes), além das maquiagens ESPETACULARES em plena luz do dia! ; Você pode até dar o azar de encontrar alguém que te olha e de repente começa a falar do tempo, da novela, do trânsito, mesmo que você demonstre desinteresse, um verdadeiro Comentarista de plantão! E é no momento que te aborda, que ele põe em prática seu sonho profissional não realizado; De repente, para quebrar a tensão daqueles semblantes amargurados entram os "Artistas", e eles são um barato! Chegam gritando, contando piadas e tirando sarro do motorista, do cobrador e dos passageiros.  Isso quando não chegam os Poetas, os Repentistas e os Sanfanoeiros-Saudosistas; E os Crentes-Exorcistas? (Que insistem em resgatar as almas perdidas antes do Apocalipse!). Só sei que é uma diversidade incrível! Para mim, os “Baleiros” estão na ala das "CELEBRIDADES BUSURESCAS"! Começo a achar que eles fazem um curso intensivo de artes cênicas antes de irem para os ônibus! Que figuras curiosas são aquelas? Fazem rimas engraçadíssimas, dançam como Michael Jackson, falam com sotaques estranhos como se tivessem vindo de Marte... Acho que Philip kotler (o Papa do Marketing) se surpreenderia com a criatividade e desenvoltura para vendas dos Baleiros da Bahia! Nesta a mesma ocasião, uma mulher estava lendo o jornal MASSA sentada ao meu lado e puxou conversa, me falando que todos os dias ela comprava um exemplar daqueles para ler no ônibus e perguntou se eu queria dar uma lida também ( naquelas notícias tão otimistas e enriquecedoras que ela estava lendo!) e eu gentilmente a agradeci recusando...Isso sem contar nos “Guias turísticos” que dão informações equivocadíssimas! (Coitadinhos dos turistas, gente!!), mas, ainda assim a boa vontade é tão grande que chegam a arranhar no cômico portanhol, portuinglês, portufrancês, portualemão, e é fantástico!; E os bêbados? Ninguém mereceeeeeeee!! Tive o desprazer de me deparar com um que berrava do lado do motorista dizendo que era o dublê do ator Jean Claude Van Damme e que gostava de ser chamado como  tal, e ele repetiu isso durante todo o seu trajeto!! Coitado de Van Damme! Acho que ele processaria aquela criatura por 10 gerações seguidas! ; Para completar, antes de eu descer do ônibus me deparo com um velhinho de uns 75 anos paquerando uma velhinha da mesma faixa etária .... Ela reclamava da artrose e ele a receitava  o complemento alimentar (Pharmathon)  para curar DE VEZ TODAS as suas dores no corpo! Ela anotou o nome da pílula MILAGROSA e ficou agradecidíssimaaaaaaaaaaaa!
Será que isso só acontece na Bahia? Porque depois desta experiência tão profunda cheguei até a pensar o quanto seria chato para muitos baianos pegar os metrôs e ônibus na Europa onde as pessoas mal se entreolham e levam à risca o respeito ao espaço alheio. Por outro lado, acho que esse povo de fora deve sofrer por aqui, heim?! MISERICÓRDIA!!!

Um comentário: